• (41) 3040-4600
  • (41) 99269-8643
Novidades

Uma cultura de honestidade?

Por projecttus17 de agosto de 2020 Não há comentários

Uma cultura de honestidade?

Será possível existir uma cultura de honestidade dentro do mundo corporativo, dentro de empresas? Num país que é conhecido pelo famoso “jeitinho brasileiro”, desenvolver e manter uma cultura de honestidade dentro das empresas pode ser um desafio, mas também é de vital importância para o crescimento de negócios e marcas. Autores do departamento de Economia da Universidade de Zurich, na Suíça observam que a confiança na honestidade alheia é pedra fundamental para empresas, setores de atividade e até mesmo para países.

Uma cultura organizacional diz respeito aos padrões de comportamento das pessoas dentro de uma organização. A cultura transparece nas atitudes, decisões, negociações e relações do dia-a-dia de uma empresa. Tem a ver com a história da organização, sua construção de valores e das noções de certo e errado.  É a cultura da empresa que direciona todas as tomadas de decisões de uma empresa.

Como adotar medidas e desenvolver uma cultura de honestidade dentro de sua empresa? Primeiro tendo a certeza que é possível fazer negócios totalmente lícitos e ainda assim obter resultados reais. Um excelente planejamento, muitos cálculos, uma política de comunicação transparente, colaboradores engajados e principalmente, missão, visão e valores fortemente vividos por cada pessoa dentro da empresa. Claro, os primeiros a vivenciar esse processo são os próprios gestores e líderes que poderão servir como modelo e ainda inspirar os colaboradores.

Dentro disso ainda é preciso deixar bem claro quais comportamento são inaceitáveis dentro dessa cultura, afinal a cultura que você aceita também é a cultura que você estabelece.  Seja um líder intencional, ético e corajoso.

Acredito fortemente que empresários e empreendedores posicionados na verdade, ética e transparência podem mudar essa fama do nosso país.  Ainda que leve tempo, quanto antes começarmos esse processo de desenvolvimento de uma cultura de honestidade, antes começaremos ver os frutos dessa cultura.

 

 

O Senhor fez os pesos e as medidas, por isso quer que sejam usados com honestidade.

Provérbios 16.11

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES E INFORMAÇÕES NO SEU E-MAIL

WhatsApp
Powered by OmniChat